sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Trilha para as Praias Selvagens de Barra de Guaratiba dia 06/02/2011



Praias Selvagens de Barra de Guaratiba
As praias são localizadas dentro de uma APA: Área de Proteção Ambiental, onde tem um bonito projeto de Reflorestamento com árvores nativas da Mata Atlântica. A oeste da cidade do Rio de Janeiro, estão localizadas as praias menos freqüentadas da cidade. Essas praias podem ser avistadas da Praia de Grumari, porém, somente podem ser alcançadas por trilhas a oeste da cadeia de montanhas da Pedra Branca. As praias "semi-desertas" são: Conchas, Busos, Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno.
          A cerca de 60km do centro do Rio de Janeiro e 30km do subúrbio de Campo Grande temos um circuito de 5 praias belíssimas, seno duas ainda selvagens . Localizadas entre as praias de Grumari e Barra de Guaratiba, estas cinco belíssimas praias pouco freqüentadas na cidade do Rio de Janeiro. Com acesso apenas por trilhas, as praias dos Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno são perfeitas para quem procura fugir da agitação das praias da zona sul da cidade.
Praia das Conchas
É uma praia pequena, sendo a primeira das cinco.
Praia do Perigoso
A trilha tem início em Barra de Guaratiba com duração de, aproximadamente, 50 minutos até a Praia do Perigoso. Deste ponto é possível estender a caminhada e atingir o topo da Pedra da Tartaruga. O que os nativos contam é que um bandido se refugiou naquela praia durante longo tempo; não se sabe o que aconteceu com o bandido, e desde então a praia ficou conhecida como Perigoso. Dependendo das correntes do dia com um mergulho snorquel, junto a grandes formações rochosas a 100 mts da areia da Praia do Perigoso, é possível avistar até tartarugas marinhas.
Praia do Meio
A Praia do Meio está a 120 minutos de caminhada de Barra de Guaratiba e a 45 minutos da Praia do Perigoso. Esta praia tem 200 metros de extensão de areia e está mais afastada da praia de maior concentração de pessoas, a Praia do Perigoso.
A Praia do Meio já foi tema da campanha da Claro que tinha como conceito "Rio de janeiro e Claro: duas coisas que você precisa conhecer mais". O objetivo era mostrar lugares praticamente desconhecidos ao carioca. Talvez, se for carioca, você se lembre de uma menina usando ligando desta praia praticamente deserta. Se não lembrou aproveite um dia de sol e conheça!
Praia Funda
A terceira praia da trilha apresenta vários atrativos naturais como: trilhas, nascentes d'água, e mirantes naturais. Contornando o litoral da Barra de Guaratiba, pelo ecossistema de praias oceânicas está  a uma altura máxima de 100m e de extensão aproximadamente 3,3km.
Praia do Inferno
Um das mais belas praias ainda deserta do Rio, freqüentadas por personagens importantes de nosso história como Leonel Brizola. Que quando era Governador do Rio, providenciou a construção de uma fonte. Onde antes todos visitantes só bebiam a água que escorria das pedras. Era praticamente do chão que todos tinham que matar a sede. Todo o material e os trabalhadores para construir a fonte foram transportados de helicóptero, o mesmo modo de transporte que o Governador usava para chegar até lá. É a mais perigosa e mais recomendável para pescaria.

Um comentário:

  1. eu amo a zona oeste do rj por isso eu aproveito ao máximo cada bela raridade que se localiza ao redor do nosso maior tesouro nacional brasileiro que gira em torno da pedra branca conforme eu aprendi com meus estudos ,pesquisas amigos e conhecidos ,pois o que é bom é pra se compartilhar com o nosso próximo !

    ResponderExcluir