sábado, 8 de janeiro de 2011

Alpinista carioca morre após uma queda na Argentina


O alpinista carioca Bernardo Collares, 46 anos, morreu durante a descida do monte Fitz Roy, na Patagônia, Argentina. Um dos mais respeitados nomes do esporte no Brasil e presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj), Bernardo sofreu uma grande queda quando iniciava uma série de rapéis na montanha, considerada uma das mais inóspitas e difíceis para a prática do alpinismo da região.
Bernardo fraturou a bacia, sofreu hemorragia interna e ficou impossibilitado de se movimentar. Ele estava na Patagônia desde o final de semana e havia chegado ao cume do monte Fitz Roy na segunda-feira.
O alpinista participava da escalada com a brasileira Kika Bradford. O equipamento de Bernardo teria se soltado de uma fenda na montanha, fazendo com que Bernardo caísse, ainda que atado a uma corda. Além do ferimento, o alpinista enfrentou uma tempestade na montanha, próxima à cidade de El Chaltén.
Kika desceu a montanha em busca de socorro, mas demorou dois dias e duas noites para conseguir chegar ao povoado local e pedir auxílio. Médicos, autoridades e escaladores experientes concordaram que não fazia sentido voltar ao cume para tentar resgatá-lo com vida e cancelaram a busca.
Segundo a imprensa argentina, pelo local onde está o corpo e pelo equipamento disponível, seria praticamente impossível retirá-lo da montanha. Kika Bradford desembarcou no Rio de Janeiro na quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário